A segunda edição do curso de capacitação sobre plantas medicinais e fitoterápicos finalizou no dia 6 de abril, com oficinas de preparo de chás medicinais, tinturas de plantas medicinais, e pomadas caseiras.
Foram 20h de curso – com partes teórica e prática – abrangendo conceitos fundamentais sobre plantas medicinais e fitoterápicas, o RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), as políticas públicas e regulamentações sobre Programas de Plantas medicinais e fitoterápicas, e a importância da segurança, toxidade, pesquisa científica e paradigma farmacológico.
Além disso, os profissionais de saúde de Maricá puderam conhecer de perto as ações do Farmacopeia Mari´ká, e debater como o município pode ser um modelo de uso de plantas medicinais e fitoterápicos no Brasil.
O curso está sob a coordenação de Magda Medeiros, professora e coordenadora da Meta 5 do Farmacopeia Mari´ká, que tem como objetivo a pesquisa e serviços fitoterápicos, com a capacitação de profissionais sobre o uso humano e animal de plantas medicinais, e pesquisas clínicas e pré-clínicas sobre de plantas medicinais.
